Tipos de vinagre e seus benefícios

Poucos conhecem, mas existem diversos tipos de vinagre. Hoje vamos falar um pouquinho do surgimento e benefícios desse produto.

Tipos de vinagre e seus benefícios

Ao contrário do que muitos pensam o vinagre é um ingrediente culinário que existe a cerca de 10 mil anos. Acredita-se que o vinagre foi descoberto por acaso, quando um barril de vinho foi esquecido e devido ao longo tempo acabou virando outro produto. O nome foi escolhido por significar “vinho azedo”.

                       

Nas civilizações antigas da humanidade o vinagre era utilizado como medicamento, tempero, conservação e desinfecção de alimentos, e até mesmo para tratar ferimentos e inflamações. Atualmente é possível encontrar diversos tipos de vinagre, afinal podem ser feitos de qualquer fruta ou alimento que contenha açúcar. Aqui no Brasil, por exemplo, a maioria do vinagre é produzido de álcool de cana-de-açúcar.

Segundo especialistas o produto pode ser realizado de duas formas. A primeira é através da fermentação alcoólica, que vai “transformar” o açúcar em álcool. E o segundo é através da fermentação acética, onde as bactérias acabam convertendo o álcool em ácido acético.

Principais tipos de vinagre:

Tipos de vinagre e seus benefícios 1Vinagres de Cereais

O vinagre de cereais é um dos preferidos por conter um sabor mais suave e levemente adocicado. É feito a partir da fermentação dos cereais, como por exemplo, arroz e milho. Esse tipo de vinagre normalmente contém em sua composição fósforo, cálcio, potássio, ferro, zinco, cobre entre outros minerais que fazem bem para a saúde.

Vinagre de Álcool

Como dissemos acima, o vinagre de álcool é muito consumido pelos brasileiros, tendo uma ótima relação de custo e benefício. É feito da fermentação do álcool de cana-de-açúcar. Esse vinagre é bastante utilizado para temperar saladas, fabricação de conservas e na limpeza doméstica.

Vinagre de Vinho

O vinagre de vinho é feito da fermentação acética do vinho. Existem vários vinagres como o branco, tinto, rosado, enfim tudo vai depender do produto utilizado. Os benefícios desse vinagre são quase os mesmos da uva. Esse tipo de vinagre é muito utilizado como tempero de saladas, carnes entre outros.

Tipos de vinagre e seus benefícios 2Vinagre de frutas

O vinagre de fruta também é bastante conhecido, principalmente o de maça, fabricado originalmente na Alemanha. Os benefícios são os mesmos das frutas, por isso são bastante indicados. O sabor normalmente é mais suave. Esse tipo é bastante utilizado por profissionais em dietas.

Nenhum voto, seja o primeiro



Nathalia
30/01/12



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook