Tire nota boa em qualquer redação

A redação dissertativa é a mais pedida nos vestibulares. Ela consiste em introdução, desenvolvimento e conclusão. Veja algumas dicas.

A leitura não é um hábito dos brasileiros, deve ser por isso que a maioria das pessoas encontram dificuldade para escrever. Ler é uma das melhores formas para aprender, aumentar o conhecimento, saber falar sobre tudo e refinar seu vocabulário.

A redação é algo tão fácil e extremamente importante em qualquer concurso, vestibular, entre outras coisas. Além fazer parte de quase todos os exames seletivos, ela está presente no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Neste caso, os estudantes devem fazer uma dissertação sobre um determinado tema, precisando que no final elabore uma proposta de solução para o problema abordado.

É importante desenvolver um bom texto para tirar uma boa nota, e quem sabe ficar entre os primeiros colocados. Antes de começar a escrever e organizar as suas ideias, não se esqueça de ler os textos de apoio, pois elas trazem informações importantes e que podem reforçar a sua tese. Sempre faça um rascunho antes de partir para a “versão original”, assim suas argumentações fluirão melhor.

Como você pôde perceber, existem várias orientações para se construir uma redação. Não basta sair escrevendo o que vier na cabeça. É preciso pensar antes de colocar as ideias no papel e ser bem organizado para não se complicar. Hoje vamos dar algumas dicas para desenvolver o seu trabalho.

Redação

1° Procure escrever com uma letra bem legível, para facilitar a correção e a compreensão do texto.
2° Não se esqueça das margens e dos parágrafos.
3° Coloque todos os acentos corretamente nas palavras.
4° Pontue corretamente as orações, não se esqueça principalmente das vírgulas.
5°Cuidado para não repetir muito as palavras.
6°As frases não devem ser muito curtas e nem muito longas.
7° Leia a redação sempre antes de entregar.
8° Não se esqueça da concordância verbal.
9° Não mude de opinião sobre o assunto no meio da redação.
10° A redação precisa ser ter Introdução, desenvolvimento e conclusão.

Como fazer uma dissertação

Escrevendo texto

Não há forma melhor de conseguir fazer uma boa redação do que treinar, quanto mais você pratica melhor serão os textos. A redação dissertativa é composta de três elementos: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Introdução: A introdução é o começo da redação, é um pequeno resumo para apresentar as ideias e o ponto de vista que será tratado, não precisa ser pequeno e nem muito extenso.  A introdução deve chamar a atenção do leitor para que continue lendo o texto, como uma sinopse, ideias de forma sintética.

Desenvolvimento: A parte do meio do texto é chamada desenvolvimento. Como o nome já diz, você deverá desenvolver as ideias tratadas na introdução, é preciso elaborar argumentos, colocar todas as informações necessárias, de forma clara e objetiva. A dica é tomar cuidado para não mudar o pensamento ou de opinião no meio do artigo.

Conclusão: O fechamento ou conclusão como é chamado, é a parte final do texto. Segundo especialistas, não se deve terminar a redação escrevendo: resumindo, finalizando, ou semelhante. Ao final é preciso dar “solução” para todos os argumentos.

Outras dicas importantes

Redação dissertativa

- Saiba criticar;
- Mantenha-se bem informado;
- Utilize bem o português;
- Relacione as informações;
- Evite cópias;
- Improvise;
- Leia bastante;
- Faça com entusiasmo.

O que evitar em uma dissertação

  • Não coloque ponto final no título da redação;
  • Não rasure a redação, nada de riscos ou qualquer escrita ao terminar o texto;
  • Evite utilizar palavras em inglês, gírias, ditos populares, frases feitas ou chavões;
  • Não use a primeira pessoa do singular, a não ser que seja solicitado no tema;
  • Evite repetir a mesma palavra muitas vezes;
  • Nunca abrevie as palavras e evite o uso de etc.
  • Só cite exemplos de domínio público, sem narrar seu desenrolar.
  • Não use chavões, provérbios, ditos populares ou frases feitas.

Abaixo separamos dois vídeos com dicas especialmente para a redação dissertativa. Então não faça mais feio na redação, mostre a sua capacidade. Elabore bem saiba usar as palavras corretas.

Dicas de dissertação 1/2

Dicas de dissertação 2/2

12/02/10 por Nathalia

   



Mais informações por email

Comentar