Trabalho rural

O trabalho rural é muito comum nas cidades do interior. Através do post você pode conhecer um pouco mais sobre esse tipo de trabalho.

Muitas pessoas descartam a possibilidade de assumirem a condição de um trabalhador rural, devido à falta de leis que defendem estes profissionais, no entanto, engana-se quem pensa assim. Nos tempos modernos em que vivemos, de acordo com a Lei Nº 5.889/73 ,regulamentada pelo Decreto Nº 73.626/74 no artigo 7º da Constituição Federal/88 é assegurado ao trabalhador rural o salário mínimo, observando logicamente o piso salarial de sua categoria.

Desta forma concluímos que o trabalho rural é um tipo de emprego que exige muito esforço físico, por ser um serviço cansativo e puxado à maioria dos trabalhadores são homens. Antigamente o serviço rural era mais exaustivo e exigia que os trabalhadores doassem tudo de si. Para os trabalhadores rurais todo dia é dia de trabalho, eles sabem que é de lá que vem seu ‘ganha pão’ como também sabem que é de lá que sai o alimento para muita gente.

                       

Trabalhador olhando a plantação

Direitos do Trabalhador Rural

É considerado um empregador rural todo e qualquer indivíduo que em propriedade rural ou prédio rústico, que preste serviço de natureza não eventual sob a dependência do local e mediante salário apropriado. Os direitos de um trabalhador rural se resumem basicamente aos direitos humanos, sendo que a jornada de trabalho é de 44 horas semanais e 220 horas mensais.

É ideal que entre duas jornadas o trabalhador estabeleça um período mínimo de onze horas consecutivas para descanso. Esses são direitos essenciais que todo trabalhador possui, inclusive o trabalhador rural. Para mais benefícios, os mesmos devem ser tratados com o empregador rural.

Empregadores Rurais

Consideram-se empregadores rurais a pessoa física ou jurídica, proprietária ou não, que explore atividades agrárias econômicas, em caráter permanente ou temporário, diretamente ou através de prepostos e com auxílio de empregados. Incluindo-se também a exploração industrial em estabelecimento agrário.

Outros Direitos dos Trabalhadores Rurais

Trabalhador cuidando da plantação

- Descanso semanal remunerado.
– Trabalho noturno contado como hora extra.
– Férias e 13° salário.
– Aviso prévio.
– Seguro desemprego.
– Contribuição previdenciária.
– FGTS.
– Segurança e higiene do trabalho.
– Contribuição sindical.
– Entre outros.

Trabalho Rural no Brasil

No Brasil aproximadamente 17,8 milhões de pessoas estão envolvidas no trabalho rural, esse número corresponde a aproximadamente 21,1% da população economicamente ativa no país. Geralmente são pessoas humildes que sabem e conhecem os segredos da terra, pra um bom plantio, uma boa colheita conhece o clima para tais condições e sabe as vantagens e desvantagens que podem ocorrer assim como lucros e prejuízos.

Trabalhadores rurais

Segurança dos trabalhadores rurais

Nenhum voto, seja o primeiro



Fabio
20/10/08


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook