Tratamento para o excesso de pelos

O excesso de pelos é um problema que afeta a autoestima das mulheres. Veja os tratamentos realizados para amenizar esse quadro.

mulher pensando

O excesso de pelos pode afetar a autoestima da mulher e prejudicar sua qualidade de vida, o qual pode estar relacionado à SOP (Síndrome do Ovário Policístico) e tem tratamento.

Hirsutismo

O Hirsutismo pode ser ocasionado devido o aumento de hormônios masculinos normalmente produzidos nas mulheres ou também devido uma sensibilidade maior dos receptores da pele destas pacientes a esses hormônios. As duas causas estimulam o surgimento de pelos.

Esses pelos costumam ser frequentes na face, abdome, tórax e dorso, locais incomuns nas mulheres. Por terem aspecto terminal, são mais duros e escuros e por isso incomodam bastante as mulheres.

Sintomas

O grau dos sintomas pode ser determinado através de exame físico, onde é realizada a contagem nas áreas onde os pelos estão presentes. Para o procedimento, o médico utiliza a tabela de Ferriman, a qual engloba nove áreas que os pelos aparecem nos homens e os classifica segundo a intensidade.

Devido o Hirsutismo estar diretamente relacionado às modificações hormonais, também pode estar associado a alterações no ciclo menstrual (maior tempo entre uma menstruação e outra, por exemplo). Também pode ocorrer acne e queda de cabelo.

Mais sobre Tratamento para o excesso de pelos

Tratamento

Em muitos casos, a doença é um sintoma da SOP (Síndrome do Ovário Policístico), que ocasiona o aumento dos níveis de hormônio masculino e também gera maior produção de oleosidade pela glândula sebácea, o que facilita o surgimento de espinhas. Também podem ocorrer quadros de irregularidade menstrual, causando a anovulação crônica, que aumenta a quantidade de hormônios masculinos e gera um ciclo vicioso.

Quadros de sobrepeso e obesidade, também pode agravar o problema, pois causa um estado de resistência à insulina, que atualmente é considerada a principal causa da SOP.

Quando o Hirsutismo está associado à SOP, o tratamento realizado envolve o uso de anticoncepcionais que diminuem a produção excessiva do hormônio masculino. A medida também costuma resolver o problema de excesso de pelo e acne, além de regular o ciclo menstrual.



Mais informações por email.

Comentar sobre Tratamento para o excesso de pelos