Tudo o que você deve saber sobre a menstruação

A menstruação é um tema cercado de mitos. É importante esclarecer todas as suas dúvidas com relação ao assunto. Veja informações.

TUDO O QUE VOCE DEVE SABER SOBRE A MENSTRUAÇÃO

Muitas adolescentes têm dúvidas sobre a menstruação.

O que é menstruação?

A menstruação ou ciclo menstrual como também é conhecida, se trata do processo de ovulação feminina, o óvulo amadurece e quando não encontra o espermatozoide para fecundar ele é descartado através da menstruação.

O sangue que sai durante o ciclo menstrual é sujo, pois com ele são descartadas todas as impurezas do nosso organismo. Todas as mulheres passam por esse processo.

                       

Antigamente, a primeira menstruação (também conhecida como menarca) ocorria após os 12 anos de idade, mas hoje em dia esse período se modificou. A menarca acontece logo após os 09 anos, até mesmo porque a rotina das meninas mudou bastante.

Informações sobre a menstruação

TUDO O QUE VOCE DEVE SABER SOBRE A MENSTRUAÇÃO

1° Informação: o ciclo menstrual pode variar muito de pessoa para pessoa. Enquanto hoje em dia é cada vez mais comum que garotas comecem a menstruar  com 9 ou 10 anos, é também muito comum meninas chegarem aos 15 sem ter menstruado.

Esse é um fator que mistura a genética com hábitos alimentares. Muitos especialistas acreditam que, a grande quantidade de hormônios presentes na alimentação moderna, pode fazer com que uma garota menstrue mais cedo.

Depois que ocorre a primeira menstruação, pode ser que demore alguns meses até vir à próxima, ou que fique desregulada. Isso é normal e acontece com muitas mulheres.

2º Informação: As primeiras menstruações nem sempre são regulares. Ou seja, é muito comum que, quando uma garota começa a menstruar, seu ciclo varie entre 21 e 45 dias. Isso porque seu organismo ainda não produz a mesma quantidade de hormônios todos os meses.

A estabilidade do ciclo menstrual leva entre dois e dois anos e meio. Depois desse tempo é possível saber qual será o real tempo do ciclo menstrual de uma mulher.

3º Informação: As dores, o incômodo, o nervosismo, o tédio e outros sintomas comuns da menstruação são decorrentes da TPM (Tensão pré-menstrual).

A menstruação pode apresentar sintomas como dores no corpo, inchaço, dores nas mamas, cólicas, entre outros. Lembrando que tais desconfortos são muito comuns neste período.

É possível agir contra a TPM: manter uma alimentação saudável durante todo o mês, utilizar meios naturais e até mesmo medicamentosos são indicados para amenizar os desconfortos ocasionados pela menstruação.

4° Informação: A melhor coisa em casos de muito desconforto é procurar ajuda médica, pois o médico poderá lhe prescrever o medicamente mais adequado ao seu caso.

Esclarecimentos sobre a menstruação

Programa Sempre Bem - Tire suas dúvidas sobre menstruação

Mitos e verdades sobre a menstruação

Meninas virgens não pode usar absorvente interno. Mito.
Atrasos menstruais são normais. Mito.
É possível engravidar durante a menstruação. Verdade.
Estou doente por que estou menstruada. Mito.
A menstruação não dura exatamente sete dias. Verdade.

Saiba também o que pode levar ao atraso menstrual

Agora que você já se informou melhor sobre menstruação, a dica é acessar nossas matérias que falam mais sobre atraso menstrual!

Atraso de menstruação

Menstruação atrasada sinal de gravidez

O que pode significar menstruação atrasada

Menstruação atrasada como descobrir se estou mesmo gravida?

Tire suas dúvidas sobre menstruação atrasada

1 voto



Nathalia
16/07/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook