Tudo sobre alistamento militar

O alistamento militar é obrigatório a todos os brasileiros do sexo masculino.Saiba como se alistar em nossa matéria.

O alistamento militar é obrigatório no Brasil para todos os cidadãos do sexo masculino que já tenham 18 anos completos. Para as mulheres, o alistamento só é obrigatório em períodos de guerra, mas as garotas que sonham em vestir a farda das Forças Armadas Brasileiras também podem se alistar voluntariamente.

Se você é mulher e deseja saber mais como servir seu país através das Forças Armadas brasileiras, a dica é acessar o portal Mulheres no Exército – Exército Brasileiro, onde encontrará todas as informações necessárias.

                       

Alistamento Militar Obrigatório

Os cidadãos do sexo masculino que completam 18 anos tem o prazo até dia 30 de abril, prazo este que é igual em todos os anos, para realizarem o alistamento militar, seja pela marinha, aeronáutica ou exercito. Em muitas cidades é comum dizer que os rapazes estão fazendo o Tiro de Guerra, quando se alistam em unidades do exército.

Como todos sabem, esse é um procedimento obrigatório, por isso, não deixe de cumpri-lo. Pois o não alistamento pode lhe prejudicar no futuro, visto que a carteira de reservista, que lhe será entregue quando terminar seu tempo de prestação de serviço, é pedida para tirar vários documentos importantes, como carteira de habilitação e passaporte.

O alistamento é obrigatório para todos os de nacionalidade brasileira ou então todos os homens que se naturalizaram brasileiro. Lembrando que o alistamento deve ser feita até 30 dias após o recebimento do Certificado de Nacionalização Ou Certificado de Assinatura do Termo.

O alistamento deve ser feito a partir do momento em que completou 18 anos de idade, porém os que se alistarem ainda no mesmo ano que completou maior idade, terão que se apresentar e então ser avaliado para ser lançado ao quartel.

O que é necessário para se alistar

Você deve comparecer até a junta militar da sua cidade ou região, levando consigo duas fotos 3×4, xerox de sua certidão de nascimento, atestado de conclusão do ensino médio e o documento de identidade (RG).

Feito isso, você deverá comparecer novamente a junta militar para receber o CAM (Certificado de Alistamento Militar). Então, é só esperar e ver, se você irá ou não fazer parte das Forças Armadas do Brasil.

Caso sua cidade não possua uma junta militar, basta  procurar pela Junta Militar mais próxima de sua casa, pois a JSM é um órgão da Prefeitura Municipal e lá você poderá se informar de tudo o que precisa saber.

Importância do serviço militar

Apesar do Brasil não estar envolvido em nenhuma guerra, ainda assim é extremamente importante que a maior quantidade de jovens possam ser treinados para proteger nossa população e fronteira caso seja necessário.

Os reservistas não tem com o que se preocupar, porém, no caso do envolvimento de nossa nação com uma guerra, todos os reservistas, dos mais novos aos mais velhos, poderão ser chamados para defender nossa soberania tanto em território nacional, quanto no exterior.

Assista aos comerciais sobre o Alistamento Militar

Campanha Alistamento Militar 2011

Acesse outras matéria ligadas ao Exército Brasileiro

Leia as matérias abaixo e saiba mais sobre alistamento militar.

Alistamento militar documentos prazo e dúvidas

Segunda via do certificado Militar

Como fazer o alistamento militar?

Nenhum voto, seja o primeiro



Fabio
24/03/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. boa noite eu moro em jaragua do sul e gostaria de servir so que na minha cidade nao tem batalhao…como fasso pra servir??

    jedielson machado
    23/01/14 às 8:22 pm