Tudo sobre atraso Menstrual Tire suas duvidas

O atraso menstrual é um problema frequente nas mulheres em idade fértil. Saiba o que pode causar esse atraso através do post abaixo.

dor na barrigaQuando falamos em atraso menstrual a maioria das pessoas pensa logo em uma possível gravidez, mas devemos lembrar que a menstruação atrasada nem sempre é consequente de uma gestação. Diversos fatores podem acarretar o atraso menstrual, como síndrome dos ovários policísticos, uso de determinados medicamentos, amenorreia, estresse, hipotireoidismo, e muitas outras situações.

É muito importante ressaltar que a menstruação pode atrasar de 3 à 5 dias mesmo no caso de mulheres que possuem um ciclo menstrual regular. Antigamente a ausência da menstruação era um sinônimo incontestável de gravidez, mas os tempos mudaram, hoje em dia o atraso menstrual é visto de maneira normal.

                       

Ciclo menstrual tradicional

O ciclo menstrual é o período que vai de uma menstruação a outra, esta pode ocorrer em ciclos regulares de 22 em 22 dias ou irregulares que ocorrem de 38 a 38 dias. A menstruação faz parte do corpo feminino geralmente ela aparece pela primeira vez por volta dos 12 ou 13 anos de idade, preparando seu corpo para formar um outro ser vivo.

Após o surgimento da primeira menstruação ela pode levar até dois anos para se tornar regular. Existem vários sintomas associados à menstruação, tais como dores nas mamas, aumento do volume corporal (inchaço), acne, cólicas, dores de cabeça, e alguns outros.

Principais causas do atraso menstrual

Como vimos anteriormente, o atraso menstrual pode significar muito mais do que apenas uma gravidez, mas ainda assim esse é um dos sintomas que mais identificam uma gestação. Independentemente da situação de cada mulher é interessante que ela busque por um especialista em ginecologia sempre que sentir dúvidas. Veja a seguir quais são as principais causas do atraso menstrual.

  • Gravidez.
  • Medicamentos/Quimioterapia.
  • Problemas emocionais.
  • Cafeína, álcool, cigarro e substâncias semelhantes.
  • Desequilíbrios hormonais.
  • Alimentação incorreta.
  • Falta de vitaminas.
  • Ganho ou perda de peso excessiva.
  • Disfunções uterinas.
  • Excesso de exercício físico.
  • Menopausa.

O melhor a se fazer em casos de atraso menstrual é procurar um médico, o qual irá verificar a causa do atraso para que o problema possa ser tratado. Na maioria dos casos, recomenda-se fazer um teste de gravidez.

Período tradicional dos atrasos menstruais

Sendo importante lembrar que em alguns casos, o atraso da menstruação pode chegar a um mês. Causas emocionais como traumas e fatores físicos como os causados por doenças ou dietas também podem ocasionar o atraso da menstruação.

Caso sua menstruação já esteja atrasada há alguns dias ou você perceba que há algo de errado com seu ciclo menstrual consulte um ginecologista, quanto mais cedo o diagnóstico do problema, mais rápida é a cura para o mesmo.

Na maioria dos casos, o atraso da menstruação é sanado fazendo uso de um anticoncepcional, mas é importante que o uso do mesmo aconteça de acordo com as orientações de seu médico, pois pode trazer complicações de saúde, assim como qualquer outro remédio que é ingerido sem prescrição médica.

2 votos



Fabio
20/10/08



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.