Atividades físicas para terceira idade

A atividade física na terceira idade proporciona inúmeros benefícios aos idosos. Confira algumas informações sobre o assunto a seguir.

Pessoas idosas fazendo alongamento

A atividade física na terceira idade proporciona vários benefícios aos idosos.

Praticar atividades físicas é essencial em qualquer momento da vida, já que a mesma proporciona mais mobilidade e elasticidade às pessoas que praticam.

Benefícios da atividade física na terceira idade

Os benefícios proporcionados às pessoas da terceira idade são inúmeros. Conheça alguns deles:

• Diminuição da pressão;
• Melhora da ingestão;
• Ajuda no controle da diabetes e outras doenças;
• Diminuição da depressão;
• Melhora o equilíbrio;
• Melhora a velocidade de andar.

Ao envelhecermos temos um decréscimo das capacidades motoras, flexibilidade, redução da força e velocidade, o que acaba dificultando a realização de diversas atividades diárias. Sendo assim, é importante praticarmos atividades que nos permitam amenizar os efeitos causados pelo envelhecimento.

Senhora idosa fazendo aula de hidroginástica

Atividades indicadas para a terceira idade

Hidroginástica

A hidroginástica, é a ginástica na água, a qual se diferencia de outras atividades devido os benefícios que ela oferece. A prática de atividade física na água aumenta a movimentação das articulações, auxilia na flexibilidade, proporciona diminuição da tensão articular, aumenta a força e a resistência, etc.

Caminhada

A caminhada é outra atividade bastante indicada para as pessoas que se encontram na melhor idade. Ela é uma das atividades mais recomendadas para pessoas sedentárias que resolveram começar uma atividade física.

Essa atividade melhora o humor, auxilia nas atividades motoras, proporciona aumento da capacidade muscular, deixa os ossos mais fortes, ajuda a dormir melhor, melhora a respiração, entre outros.

Andar de bicicleta

Andar de bicicleta pode ser uma boa, mas aqueles que decidirem praticar esta atividade devem ter certa experiência e bom equilíbrio.

Dança

Além de melhorar o tônus muscular, a dança ainda aumenta o bom humor. Na hora de escolher a atividade que vai praticar, leve em conta suas possibilidades e as preferências pessoais.

Documentário sobre atividade física na terceira idade

Publicado por Lucimara
Revisado em 06/08/2012

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar