Benefícios e malefícios do Shoyu

O molho shoyu pode ser utilizado em vários pratos deixando um sabor bastante marcante. Confira aqui os benefícios e malefícios.

Shoyu

O molho shoyu além de saboroso oferece muitos benefícios para a nossa saúde

Muito utilizado na culinária japonesa e chinesa o molho shoyu também é popular entre os brasileiros. Bom, muitos conhecem o molho, mas não sabem os benefícios e os malefícios que o mesmo apresenta, então vamos falar mais sobre o assunto e dar algumas dicas de consumo bem simples e saborosas.

O molho é preparado com grãos de soja fermentados e salgados por salmoura. Inicialmente a ideia era criar um molho para a conservação de alimentos, quando foi inventado pelos chineses, mas atualmente o molho shoyu é utilizado para o preparo de uma enorme variedade de alimentos garantindo um sabor intenso e marcante, principalmente nas saladas.

Aqui no Brasil é comum o consumo do molho juntamente com outros alimentos, que apesar dos benefícios proporcionados deve ser consumido com moderação, principalmente por pessoas que tem pressão alta.

Benefícios

molho shoyu

Como o shoyu é derivado da soja, possui as mesmas propriedades que o alimento. Estudos e pesquisas realizadas mostraram que a soja  é rica em cálcios, vitaminas (em especial do complexo B, também conhecidas como vitaminas da disposição), ferro, proteínas, entre outros benefícios para o corpo e mente. Lembrando que o consumo diário deve ser de apenas 25g.

Além dos benefícios citados há também a ação antioxidante combatendo os radicais livres e evitando doenças como a osteoporose, câncer de mama e de colo de útero. O molho é recomendado também para as pessoas que estão em dieta enriquecendo o sabor dos alimentos com pouquíssimas calorias e pouco amido.

Mesmo com tantos benefícios a recomendação é que o consumo seja moderado por causa do alto teor de sódio na composição do mesmo.

Malefícios

O molho é produzido a partir da fermentação dos grãos de soja, trigo ou cevada com bastante sal, ou seja a quantidade de sódio presente no shoyu é bastante elevada. Apenas uma colher do molho tem a quantidade que um adulto deve consumir de sódio durante o almoço, já que o sódio está relacionado às doenças cardiovasculares.

Para evitar o excesso do consumo é aconselhável adicionar um pouquinho de água para ficar menos concentrado, ou então optar por algumas versões light que chegam a cerca de 35% menos a quantidade do sódio.

O molho shoyu pode ser utilizado no preparo de diversos pratos, basta usar a criatividade e não abusar, é recomendado o uso do molho em carnes, verduras, legumes, macarrão, arroz e outros. Confira uma deliciosa receita de Yakissoba e abaixo uma receita de tirinhas de peito de frango.

Tirinhas de peito de frango com brócolis, gengibre e shoyu

Publicado por Nathalia
Revisado em 05/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar