Como criar coelhos em casa

Coelhos podem ser bem mansos, para isso precisam de muito amor e alguns cuidados especiais. Veja aqui como cuidar dos coelhos.

Coelhos dentro da xícara

Fofos e lindos os coelhos precisam de alguns cuidados especiais

Simbolo da Páscoa, os coelhinhos estão entre os bichinhos de estimação preferidos da garotada. Mas quais são os cuidados que devemos ter ao adquirir um coelho? Antes de qualquer coisa é importante se informar mais sobre o assunto para não trazer riscos aos bichinhos. Abaixo você confere algumas dicas para criar um coelho em casa.

Alimentação

Coelhos

É comum as pessoas não saberem qual a alimentação mais propícia para os coelhos. Segundo os veterinários a má alimentação pode causar diarreia deixando-os desidratados. Fator que se não for tratado pode levar ir a óbito em pouco tempo. Antes de levar o bichinho para casa analise todos os quesitos, confira se o coelho apresenta pelo bonito, áreas com falha, 'olhos vivos' e se ele está bastante ativo.

Na hora de alimentá-lo a dica é manter uma dieta consistente, pois eles não gostam quando os alimentos são trocados constantemente.     A dica é investir em uma gama de alimentos sem exagerar na quantidade de proteínas, quanto menor melhor para os animaizinhos (a menos que estejam amamentando).

Os alimentos mais indicados são: ração específica, vegetais, verduras e frutas em pouca quantidade. Com relação a quantidade de fibras (verduras) deve ser em pouca quantidade, pois esses alimentos podem causar diarreias a curtos prazos, além de problemas dentários, a longo. Evite principalmente o couve-flor que causa gases nos coelhinhos. Além da comida a água é o nutriente mais importante para eles.

Gaiolas

Coelho

Se o coelho for ficar em gaiola, a recomendação é escolher uma grande ou média, se preferir também um cercadinho. As gaiolas pequenas fazem mal ao bem-estar do animal, pois ele precisa de espaço para se movimentar e se exercitar, do contrário terá uma maior predisposição à obesidade. Vale a pena evitar.

Os coelhos também gostam de brinquedos, isso evita também que ele morda algum objeto da casa. Certifique-se antes se não há nenhum brinquedo que possa machucá-lo. Quando ele estiver solto dentro de casa é importante supervisionar para que ele não destrua nada.

Carrapatos, pulgas e semelhantes podem ser tratados assim como os gatos, a dica é levar o animalzinho ao veterinário, para que ele indique o melhor tratamento. No Brasil não há vacinas disponíveis para os coelhos. Outro fator importante é manter o animal em um ambiente seco, no entanto eles não devem ficar em locais muito quentes.

De forma alguma segure o coelho pelas orelhas, elas são cheias de artérias, o que pode causar hematomas, além de outros problemas que podem ser fatais. Em casa, verifique se não há fios soltos que ele possa roer, tampe os ralos ou qualquer outro fator de risco. Já no quintal, lembre-se que eles adoram cavar e muitas vezes conseguem fugir por debaixo da cerca, então 'fique de olho'. Um coelho pode viver de 4 a 10 anos.

Publicado por Nathalia
Revisado em 27/08/2012

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar