Como justificar o voto nas eleições?

Os brasileiros que não puderão comparecer a ao seu domicílio eleitoral no dia do pleito, deverá justificar a sua ausência.

Eleições 2012

Eleitores deve ir às urnas nesse domingo dia 07 de outubro de 2012

No próximo domingo milhares de brasileiros vão às urnas para exercer seus direitos como cidadão e escolher os vereadores e prefeitos que vão governar os municípios brasileiros por mais quatro anos. A votação é bem fácil e rápida, basta ter o número dos candidatos, título de eleitor e mais um documento de identificação com foto em mãos.

Quem estiver fora do seu município de votação, ou seja, aqueles que não puder comparecer ao seu domicílio eleitoral no dia de pleito deverá justificar a sua ausência em qualquer outra zona eleitoral mais próxima dentro do prazo, lembrando que os mesmos tem até 60 duas para apresentar a justificativa à Justiça Eleitoral.

Segunda via do título de eleitor

Como justificar o voto?

Justificar o voto

O eleitor que por algum motivo não puder comparecer ao seu domicílio eleitoral no dia do pleito deve preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral que pode ser adquirido nos cartórios eleitorais, postos de atendimento ao eleitor, nas páginas da internet do TSE e dos tribunais regionais eleitorais de cada estado totalmente gratuito, assim que o mesmo for colocado à disposição pela Justiça Eleitoral, e em outros locais que forem  autorizados pelo juiz eleitoral.

Se preferir o candidato também pode justificar-se no dia da eleição. Para isso o eleitor deve se dirigir em um dos locais de votação ou justificativa portando o título de eleitor e um documento oficial de identificação com todo onde receberá um formulário que deve ser preenchido e entregue no próprio local.

Os formulários que forem inscritos com dados incorretos, ou aqueles que forem entregues em local situado no município onde o eleitor é inscrito não será considerado válido. Os 60 dias para justificar é contado a partir de cada turno.

Os cidadãos que não justificarem a ausência será prejudicado em alguns fatores, como por exemplo: Não poderá participar de concurso ou exercer função pública, não poderá receber vencimentos, remuneração, salários, além de muitos outros recursos que não poderá participar. Por isso nas próximas votações escolha com sabedoria.

Publicado por Nathalia
Revisado em 05/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar