Dicas para organizar a vida financeira

Ter uma vida financeira tranquila é o desejo de todas as pessoas, no entanto nem sempre é fácil manter tudo sob controle.

Segurando cofrinho de porquinho e casa

Organização financeira é algo que se faz imprescindível em tempos de economia, não só por isso, para alcançar grandes objetivos é preciso além de defini-los, estudar meios para que isso se torne possível.

Vamos deixar claro que são objetivos possíveis com um tempo de planejamento e entendimento financeiro. Algumas ou muitas renuncias são necessárias para que este objetivo seja finalmente alcançado.

Sonhos de carros importados, casas de luxo é melhor deixar para quando se ganhar na loteria. Afinal, conquista-los não é difícil, mantê-los com o tempo que se torna inviável ou até mesmo ilusório, pense em suas condições financeiras REAIS, antes de entrar em qualquer financiamento fácil ou com um grande lucro envolvido.

Como fazer um orçamento pessoal

Calculadora e teclado

Caderninho, planilha no Excel, agenda,  qualquer coisa que possa ser feita um registro para o controle de seus gastos fixos e como você se organizar para ter sucesso.

E quem sabe planejar um sonho de consumo que há tempos está nos planos: Uma viagem internacional, trocar de carro, reformar a casa, ou até mesmo sair do aluguel.

Como guardar dinheiro

O mais engraçado é que gastamos sem perceber, e não é por maldade.

Escrever essa quantia é para o aluguel, ou para compras para o mercado,  passeios e saídas tem que ser controlados, um pouquinho aqui, outro pouquinho acolá , quando totalizado no final do mês, faz uma enorme diferença.

Juntando moedas

A famosa poupança, é uma grande dica, ter uma conta corrente só para este fim, ou até mesmo um porquinho para guardar moedas, é super válido.

Mas a melhor dica, seria o planejamento mensal, em gastos extras.

Um exemplo: Ao finalizar suas contas, você tem uma folga de quatrocentos reais, o que fazer para isso render, se você quiser comprar algo novo a cada semana, que não ultrapasse cem reais, quer algo que custe mais que essa quantia, poupe de uma semana pra outra para conseguir seu objetivo.

Com essas pequenas estratégias, fica mais fácil e menos penoso viver com o seu salário.

Reclamar que ele não dá para nada, não irá fazer ele esticar como se fosse mágica.  Outro grande truque, é saber utilizar o cartão de crédito, grande vilão de muitos, tendo o exato controle do que se gastou e planejar o seu limite além de evitar sustos ao chegar a fatura, algumas bandeiras oferecem vantagens e até prêmios.

Confira no vídeo abaixo mais dicas para organizar a vida financeira:

Mais assunto sobre financeira

Educação financeira nas escolas
Gerenciador financeiro para Android

Publicado por Talita
Revisado em 21/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar