Gravidez na adolescência no Brasil

gravidez na adolescencia

A gravidez precoce é um dos problemas mais debatidos atualmente sobre a sexualidade, uma das maiores preocupações para as famílias, que pode trazer sérias conseqüências para o futuro dos adolescentes, que muitas vezes se arrependem.

Uma pesquisa realizada recentemente no Brasil mostrou que 20% das crianças que nascem por ano, são filhos de adolescentes com menos de 15 anos, um número consideravelmente alto, e que nos últimos 40 anos só vem aumentando, causando ainda mais preocupações.

Segundo especialistas essas famílias acabam ficando desestruturadas, isso porque muitas delas não possuem uma renda familiar estável, emocional para assumir tanta responsabilidade. Muitos jovens deram o seu relato que foram expulsos de casa, o que acaba tornando mais difícil para os adolescentes, largando muitas vezes os estudos e ainda tendo que conciliar o trabalho.

A pesquisa nos hospitais brasileiros mostrou que nos últimos anos o atendimento á adolescentes grávidas cresceu mais de 30% entre garotas de 10 á 14 anos. Elas acabam ganhando mais responsabilidade, um período que poderiam brincar e estudar, para quem sabe garantir um futuro melhor.

As escolas normalmente realizam um projeto de conscientização, mas muitas vezes não é o bastante. Os especialistas revelaram que o auxilio dos pais também é muito importante, o diálogo é fundamental, os pais precisam passar confiança, mostrando o que é certo e o que é errado. Afinal a maioria dessas adolescentes confirmou que muitas vezes buscam em outras pessoas algo que não encontram em casa, como amor, carinho, compreensão, e isso acaba dificultando bastante.

Esse é um problema que vem afetando não só o Brasil, mas o mundo inteiro. Atualmente existem muitos métodos contraceptivos. A pílula também é outro método recomendável, porém é preciso uma orientação médica, um dos métodos mais utilizados pelas mulheres. Então tenha consciência, converse com a sua família sobre o caso.

Publicado por Nathalia
Revisado em 13/06/2014

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar