Número de inscrição do Enem 2009

O Enem 2009 conta com diversas mudanças. Confira no post abaixo informações sobre o número de inscrição e outras notícias.

Numero de inscrição do Enem 2009
O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) mede a competência dos alunos possibilitando-lhe a oportunidade de ingressarem numa faculdade. Essa prova possui questões sobre conhecimentos gerais e todas as matérias abordadas no colegial (física, química, matemática, biologia e ciências humanas). Além disso, ela é utilizada para selecionar candidatos para o Prouni (Programa Universidade para Todos).

O exame foi criado em 1998, pelo Ministério da Educação. Em sua primeira edição, ele contou apenas com 157 mil inscritos. Neste ano, o Enem teve a participação de, aproximadamente, 4,5 milhões de estudantes. A prova foi aplicada no dia 31 de agosto e teve seu gabarito divulgado algumas horas após a sua realização.

O número de inscrição do ENEM só é revelado ao portador do mesmo depois de efetuada a inscrição do estudante. O portador do número, só tem posse do mesmo quando chega em sua residência o questionário Socioeconômico, que possibilita ao inscrito a chance de avaliar e dar nota e avaliar a qualidade do ensino público no país.

Esse número é único e individual, porém modifica a cada prova que é realizada. Além disso, ele é exigido em todos os processos seletivos que utilizam o Enem para compor a nota de seus respectivos vestibulares.

No ano que vem, o exame deve ganhar ainda mais importância na vida dos estudantes. Isso porque ele será adotado por várias instituições federais, tornando a disputa por uma vaga no ensino superior um pouco mais democrática.

O formato da prova também deve sofrer algumas alterações. Ao invés de 63 questões, como de costume, ela terá 180, as quais estarão divididas em quatro áreas de conhecimento (matemática, códigos e linguagens, ciências da natureza e ciências humanas). Os estudantes ainda terão que fazer uma redação sobre um tema voltado para algum acontecimento ou fato atual.

Caso tenha participado do Enem 2008 e não conquistou um bom resultado, comece a se preparar a próxima prova desde já. Assim, temos certeza de que você vai conquistar uma boa nota.

Publicado por Fabio
Revisado em 16/04/2015

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar