OBMEP 2013: data, gabarito, resultados e premiados

Adora matemática? Então que tal participar da Olimpíada Brasileira de Escola Pública? Desta forma pode aprimorar seus conhecimentos.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar o interesse dos alunos na área.

Os participantes além de treinarem seus conhecimentos ainda concorrem a diversas medalhas e prêmios de acordo com o seu desempenho. Os professores que levarem seus alunos e se destacarem podem ganhar computadores portáteis com grandes programas de matemática instalados.

O projeto das olimpíadas de matemática é realizado pelo Ministério da Educação com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, tendo o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática.

OBMEP 2013 data do exame

Obmep-2013

Atualmente existem três níveis para aplicação da prova:

• Nível 1 – Os alunos participantes que frequentam os 6º e 7º ano do ensino fundamental.

• Nível 2 – Os alunos participantes que frequentam os 8º e 9º ano do ensino fundamental.

• Nível 3 – Os alunos participantes que frequentam os 1º, 2º e 3º ano do ensino médio.

Neste ano a prova ganhou algumas regras, pois será composta por duas avaliações, sendo a primeira composta pela prova seletora que estima-se que apenas 5% dos inscritos passem para a próxima fase, já a segunda avaliação conta com questões discursivas.

O resultado final da OBMEP 2013 sairá após a conclusão da segunda fase das avaliações.

Dicas de estudos para OBMEP

Menina estudando matemática

Se você adora matemática, certamente, fez sua inscrição para a prova, porém é necessário preparar-se para que tenha um bom desempenho no exame. Através do site OBMEP os alunos podem encontrar questões de provas anteriores para ter uma ideia de como será o exame.

Durante o ano letivo cabe aos professores incentivar os alunos que gostam da matéria a participar da Olimpíada brasileira de matemática, quem sabe ele não é eleito o melhor aluno em cálculos matemáticos.

Portanto não deixe de estudar desde já para que possa ter uma boa colocação no exame e, consequentemente, ganhar uma série de prêmios.

Exemplo de cidadania

Confira no vídeo abaixo um exemplo de cidadania em que alunos de escolas particulares ensinam estudantes de escolas públicas a aprimorarem seus conhecimentos matemáticos.

Publicado por Evelin Nunes
Revisado em 08/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar