Os benefícios da música para as crianças

A música faz parte da vida de todos nós, especialmente para as crianças os benefícios são inúmeros em diversos pontos.

A música faz parte da nossa vida, porque além de relaxar e fazer muito bem para a alma, ainda traz inúmeros outros benefícios à saúde.

Criança tocando piano

Mais uma vantagem que a música traz é em prol as crianças, por isso tem sido indispensável e integrada à educação dos pequenos desde o período pré-escolar, pois tem grande influência sobre seu desenvolvimento intelectual, auditivo, da fala, motor e sensorial, proporciona as crianças inúmeros benefícios, maior sensibilidade e aumenta a criatividade.

Confira mais sobre os benefícios da música para as crianças:

Foco

Crianças tocando instrumentos musicais

Já é comprovado que após atividades musicais, crianças que antes tinham dificuldade de se concentrarem, apresentam expressiva melhora.

Pois, em uma atividade que inclui música, a criança precisa de muita atenção para seguir o ritmo, seja cantando ou tocando um instrumento.

Musicalização

Bebê brincando com instrumento musical

Incluir a música em atividades prazerosas faz com que o pequeno vá se familiarizando com os sons dos instrumentos, e quem sabe não se interesse por um em especial.

A musicalização pode iniciar com bebês de 1 ano já na escolinha, mas mesmo bem antes disso, na barriga da mamãe, a música pode ser apresentada aos pequenos.

Expressão corporal

crianças dançando

Esse item talvez seja um dos mais importantes na inclusão da música para as crianças, pois esse contato produz estímulos que faz com que a criança se expresse por meio do seu corpo, seja batendo palmas, dançando, cantando, tocando um instrumento, ou seja, demonstrando o que sente ao ouvir determinada música.

A musicoterapia, por exemplo, é um conjunto de técnicas que usa a música e seus elementos para auxiliar o tratamento de diversas patologias, pessoas com deficiência mental, com dificuldades motoras, problemas psiquiátricos, entre outros. E não só de crianças como pacientes de todas as idades, como também gestantes e idosos. Promovendo o bem estar, o alívio de dores, a socialização, a comunicação, a reabilitação física, a diminuição do estresse, entre inúmeras outras vantagens.

Coordenação motora

menino tocando violão

A coordenação motora também é uma capacidade importante trabalhada e aperfeiçoada por meio da música, pois desde conseguir segurar um instrumento sozinha até o aprender tocar, seja piano, instrumentos de corda e até a bateria, provocam estímulos concretos e aprimoram a coordenação da criança, e isso se dá através de seu trabalho e esforço.

Além desses benefícios muitos outros são oferecidos às crianças através da música, como o contato com outras culturas, o aprimoramento da criatividade, o desenvolvimento da linguagem e da comunicação, melhora da memória, facilita o processo de alfabetização, estimula a sensibilidade, promove o trabalho em grupo, entre outros.

Veja agora a impressionante ligação de crianças com a música:

Diogo Mello (com 1 ano e 11 meses) canta Don't Let Me Down - The Beatles.

Isadorinha canta Roberto Carlos... Com empolgação!!

Aaralyn e Izzy, os irmãos que surpreenderam os jurados do America´s Got Talent.

Menina de 7 anos canta Glommy Sunday de Billy Holiday.

Alexa e o pai Jorge.

Makena, a menina de dois anos que canta Adele.

Bebê se emociona ao ver mãe cantar.

Publicado por Talita
Revisado em 02/10/2015

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar