Possíveis temas para a redação do Enem 2012

Uma das maiores preocupações dos candidatos do Enem é com relação à redação. Confira aqui algumas sugestões de temas da atualidade.

Exame Nacional do Ensino Médio

A prova do Enem 2012 será aplicada nos dias 03 e 04 de novembro de 2012

Através do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é possível participar do ProUni (Programa Universidade para todos), SiSU (Sistema de Seleção Unificada), Fies (Financiamento Estudantil) entre outros programas do governo. As inscrições para o Enem 2012 já foram encerradas, os candidatos devem fazer a prova nos dias 03 e 04 de novembro em todo o Brasil às 13h00 (horário de Brasília).

Prova

A prova consiste em 180 questões de múltipla escolha aplicada em dois dias como nos anos anteriores. No primeiro dia será aplicada a prova com 90 questões, sendo  45 de Ciências Humanas e mais 45 de Ciências da Natureza, já o segundo dia 45 questões de matemática e 45 de Linguagens e Códigos, além da redação que também é de grande importância.

A dica é que os candidatos cheguem aos locais de prova com no mínimo meia hora de antecedência para que possam se dirigir a sala e se acomodar até que a prova seja aplicada. Os candidatos devem levar apenas o RG ou qualquer documento com foto e uma caneta caneta cor preta. Não será permitido o uso de celular, calculadora, relógio,  iped, iphone ou qualquer aparelho transmissor ou receptor de dados. Confira mais informações no site oficial do Enem.

Redação

Exame Nacional do Ensino Médio

Na redação do Enem 2012 será exigido cinco competências:

Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Entre as principais  dúvidas dos candidatos é relacionado ao tema da redação que é surpresa. Para se dar bem a dica é ler com muita atenção para entender a proposta e desenvolver uma boa redação dissertativa, nessas horas o nervosismo costuma atrapalhar bastante.

A redação normalmente deve ter entre 22 e 30 linhas. Procure ficar atento com os assuntos da atualidade, leia bastante revistas, jornais, assista a filmes e jornais televisivos, busque mais informação na internet, o hábito da leitura é um dos grandes aliados para desenvolver um bom texto e melhorar o vocabulário.

Possíveis temas

- Bullying
- Violência nas escolas
- Violência no trânsito
- Álcool e Trânsito
- Desarmamento
- Desigualdade social
- Comportamento jovem nas mídias sociais
- Energia: acidente nuclear no Japão
- Meio ambiente: Código Florestal, derramamento de petróleo e Rio+20.
- Meio ambiente: catástrofes naturais
- Tecnologia: internet
- Geopolítica: papel do Brasil no cenário internacional
- Crise econômica mundial
- Geopolítica: 30 anos da Guerra das Malvinas
- Geopolítica: Primavera Árabe
- Cidadania: eleições municipais

Então assim que puder leia os assuntos mais importantes do Brasil e do mundo e faça treinos de redação, assim você vai aprimorando a escrita. Boa sorte!

Publicado por Nathalia
Revisado em 06/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar