ProUni sua chance de fazer uma faculdade de graça

ProUni sua chance de fazer uma faculdade de graça

O ProUni (Programa Universidade para Todos) é um programa do governo Federal que teve início em 2004 com o objetivo de oferecer bolsas parciais e integrais á alunos de renda baixa em alguma instituição privada, dando oportunidade de um futuro melhor para todos.

Porém para poder participar do ProUni é importante fazer o Enem e atingir uma nota satisfatória, além de se adequar em algumas especificações do programa. Na prova do Enem o candidato precisa acertar um pouco mais da metade, cerca de 400 pontos para participar do processo, afinal as bolsas são distribuídas de acordo com a nota do exame, então quanto melhor for à pontuação, mas chances o aluno terá para estudar em uma rede de ensino superior.

Esse ano as inscrições para o Enem já se encerraram, a prova será realizada nos dias 06 e 07 de novembro em todo o Brasil, que por sinal deve seguir o mesmo padrão do que no ano passado, com 180 questões divididas em quatro habilidades, além da redação.

Devido á data muitas universidades decidiram não utilizar a nota do Enem como parte do processo seletivo, porém para a realização do ProUni é indispensável, sendo considerada uma porta de entrada para o ensino superior, que ajudou a tornar o Enem mais popular e importante.

Esse ano o programa ofereceu mais 85 mil bolsas em instituições provadas, um número consideravelmente alto, mas que nos próximos anos poderá aumentar mais ainda. Para participar do Pro Uni é importante se adequar também em outras exigências como:

Ter renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa R$ 765,00 em caso de bolsa integral, bolsa parcial de 50% de até três salários mínimos R$ 1.530,00 e 25% para estudantes com até três salários mínimos por pessoa, porém com mensalidade de até 200 reais.

Essa é com certeza uma oportunidade para todos, então escolha somente os cursos nos quais você possui interesse, faça o Enem com consciência, é importante tirar uma boa nota. Fique atento ás inscrições para o ProUni, consulte o site com freqüência para saber as novidades (www.siteprouni.mec.gov.br).

Publicado por Nathalia
Revisado em 21/11/2012

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar