Redação ENEM 2013

Muitas pessoas tem dificuldade para fazer redação. Veja no post algumas dicas de como ir bem e fazer uma boa redação no Enem 2013.

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma das provas mais esperadas pelos estudantes, que buscam novas oportunidades nos estudos, já que através das notas podem se inscrever em programas que concedem bolsas de estudos e descontos, que podem ser utilizadas em instituições públicas ou privadas.

O exame é uma alternativa que os estudantes encontram de testar e avaliar os próprios conhecimentos que foram adquiridos no decorrer do período escolar, assim pode ter uma ideia das chances em concorrer a vaga com os outros participantes, que estão em busca do mesmo objetivo.

A redação do Enem é um dos momentos mais esperados, pois os estudantes podem colocar em prática todos os conhecimentos, opiniões e ponto de vista com relação ao tema que foi abordado na prova daquele ano. Desde o ano de 2009 a prova passou a ser aplicada em dois dias, sendo que no segundo é a prova comum e mais a redação.

Redação Enem 2013.

 

Quem pode fazer o Enem

Todos que tiverem interesse em testar os conhecimentos e também buscar uma vaga nas universidades do Brasil sendo públicas ou privadas, porém é cobrado uma taxa de aproximadamente R$ 35,00. Aos alunos que estão cursando o terceiro ano do ensino médio, a inscrição é gratuita.

Os demais que fizerem a inscrição deverão pagar o valor, e assim computar a sua inscrição. Para quem não possui condições de arcar com o dinheiro da inscrição, existe a possibilidade de declarar carência ao término da  inscrição, e assim também ficarão isentos da taxa.

O que estudar para o Enem

Jovem estudando para redação do Enem.

Muitos estudantes ficam com dúvidas sobre qual matéria estudar para o Enem, o que realmente vai cair na prova, entre outros detalhes que acabam se tornando uma grande preocupação.

Portanto a melhor maneira de estudar para o Enem 2013 é analisando as provas anteriores, pois assim as chances de conseguir um bom desempenho será ainda maior. Veja o simulado das matérias que realmente são aplicadas no exame.

Ciências humanas e suas tecnologias.
 Ciências da natureza e suas tecnologias.
 Linguagens e códigos e suas tecnologias.
 Matemática e suas tecnologias.
Redação.

Redação do Enem 2012

A redação é um dos momentos mais aguardados da prova, pois nela podemos colocar todos os nossos conhecimentos em prática, ao desenvolver o texto. É importante lembrar que com a redação a sua prova passa a valer mais pontos, sendo extremamente necessária para conseguir a pontuação exigida pelas faculdades e universidades que utilizam a nota do Enem.

Na redação do Enem são avaliados diversos critérios, como suas ideias e opiniões sobre o assunto abordado, coerência e coesão com a escrita, entendimento sobre o tema, possível solução para o fato e a maneira como você expressa todo seu conhecimento, lembrando que todo o texto deve ser escrito na forma de redação dissertativa.

O tema da redação deste ano de 2012 acabou gerando críticas por parte dos estudantes com o tema: "O movimento imigratório para o Brasil no século XXI". Diante de fatos mais importantes que estavam acontecendo no Brasil e no mundo, muitos acreditam que o tema deixou a desejar, mas para 2013 ainda não se sabe qual será o tema escolhido.

Dicas para fazer uma boa redação

Como ir bem na redação de Enem 2013

Muitos estudantes ficam se perguntando como ir bem às próximas redações e conseguir uma boa nota. Especialistas e também professores orientam os alunos a ficarem atentos quanto às notícias dos jornais, lerem revistas, acompanharem manchetes e reportagens na internet e até mesmo rascunharem sobre alguns dos temas que acha mais importante.

No dia da prova, procure manter a calma e ler com muita atenção o tema abordado, os textos auxiliares e buscar o enfoque dos textos, assim vai conseguir fazer um texto coeso e com muita qualidade aumentando as chances de uma boa nota, evitando que fuga do tema ou não corresponda às expectativas desejadas.

Uma boa redação precisa ser escrita claramente, chamando a atenção do leitor, não sendo nem muito pequena nem grande demais. Não deve haver também repetições de palavras, nem mesmo o uso de gírias, por isso até o momento a melhor alternativa é treinar e buscar melhorias na escrita conquistando uma boa nota.

Essas são algumas dicas e alternativas para você ir bem na redação do Enem. Você tem mais dicas ou métodos que usa para ir bem no Enem? Deixe um comentário.

Publicado por Fabio
Revisado em 06/10/2015

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar