Significado das cores em nosso dia a dia

As cores possuem forte influência em nossa vida, saiba utilizá-las de maneira correta a fim de poder ter um dia mais agradável.

Significado das cores em nosso dia a dia

Segundo estudos já realizados sobre o assunto, as cores possuem forte influência psicológica sobre o ser humano, onde algumas tranqüilizam e outras estimulam as pessoas. Isso acontece porque as cores são captadas pela nossa visão e transmitidas ao cérebro, o qual reflete impulsos e reações para o nosso corpo.

Assim que o homem tomou consciência desta realidade, passou a utilizar as cores a seu favor, já que as mesmas se apresentam como estimulantes, tranqüilizantes, otimistas, alegres, entre outros. Antes de o homem descobrir que as cores poderiam lhe trazer benefícios psicológicos, ela era utilizada apenas para finalidades estéticas. Atualmente, é possível compreender a simbologia das cores e através delas ter um dia mais animado ou calmo, dependendo da necessidade.

Muitas pessoas acreditam que as cores também influenciam na virada do ano, onde algumas delas comemoram o réveillon com peças que elas acreditam que lhe tragam dinheiro, felicidade, paixão, amor, paz, etc.

Para que você possa ficar por dentro do assunto, segue abaixo algumas informações sobre cada cor e quais seus significados em nosso dia a dia:

• Lilás – significa intuição, espiritualidade, dignidade, prosperidade, respeito e sinceridade;

• Preto – embora esteja relacionado à morte, luto ou terror, também tem forte influência com relação ao mistério e à fantasia. Significa dignidade e certa sofisticação e luxo;

• Branco – está associada à paz, pureza, inocência, verdade e calma. Assim como também esta ligado ao frio e a limpeza;

• Rosa Claro – cor diretamente associada ao feminismo. Remete a algo carinhoso, bondoso, suave, frágil e delicado;

• Dourado – cor fortemente relacionada ao ouro e à riqueza;

• Verde – esta cor relaciona-se ao contentamento e à proteção;

• Azul – está associada à compreensão e a segurança. Simboliza confiança, tranqüilidade e lealdade. Propicia saúde emocional.

Já que sabemos que as cores possuem grande influência em nosso dia a dia, podemos incorporá-las também na decoração da nossa casa, onde alguns cômodos da casa podem ser pintados com determinadas cores a fim de proporcionar um ambiente mais aconchegante.

Publicado por Lucimara
Revisado em 30/11/2012

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar