Tabela do período fértil

A tabelinha do período fértil é um método indicado para as mulheres que desejam engravidar. Veja no post abaixo mais informações.

A tabelinha é um método que toma como base certos cálculos com a finalidade de determinar o período fértil de uma mulher. Os ciclos menstruais mais comuns são os que levam de 28 a 30 dias, sendo assim o período fértil acontece entre o 12°, 13°, 14° ou 15° dia do ciclo.

É simples calcular a época em que uma mulher está em seu período fértil, porém você deve estar ciente que o método da tabelinha não é totalmente seguro.

Como funciona a tabelinha?

Tabelinha para ciclo de 28 dias

Para realizar o método da tabelinha é necessário adotar uma série de cuidados. Anote em um calendário o dia em que começou a menstruação, a partir desta data marque com um '' X '' até o 9° dia do calendário. Nesses dias '' X '' você pode ter relação sexual.

Risque com uma caneta vermelha os dias em que você não pode ter relação, pois estará no período fértil.

Aquelas que desejam engravidar devem ter relação sexual no 10° dia até o 19°. Caso queira engravidar estes são os dias indicados para ter relação sexual.

Agora marque com um '' X ''do 20° dia até o início do ciclo, desta forma saberá a data da próxima menstruação.

A tabelinha é uma excelente dica para quem deseja engravidar, afinal caso aconteça erros na determinação do período fértil não acontece nenhum dano.

Calcular os dias férteis

Para te ajudar a entender como calcula os dias férteis usando a tabelinha assista ao vídeo abaixo.

Como saber se estou grávida?

Caso tenha dúvidas se está ou não grávida é necessário fazer um teste de farmácia ou o exame de sangue. A segunda opção é mais eficiente, pois informar o resulta verdadeiro.

No entanto é recomendado realizar o teste após uma semana de atraso da menstruarão.

Caso o exame de positivo é de extrema importância consultar-se com um médico ginecologista para que o mesmo faça todas as orientações necessárias para você e o seu bebê.

Publicado por Evelin Nunes
Revisado em 17/04/2015

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar